Morreu o homem mais baixo do mundo, este sábado, em Roma, Itália, segundo anunciou esta segunda-feira um porta-voz do Livro Guinness dos Recordes, citado pela EFE.
O chinês He Pingping tinha 21 anos e media apenas com 73,66 centímetros de altura, detendo o recorde mundial.
He Pingping terá morrido por complicações cardíacas, após ter sido internado com dores no peito.
O director do Guinness, Craig Glenday, considera que o chinês «serviu de exemplo e inspiração para todas aquelas pessoas consideradas diferentes».
Ainda não foi anunciado o seu sucessor no recorde de homem mais baixo do mundo.Um aparelho denominado BrainPort promete revolucionar a vida dos cegos. O sistema permite ver através da língua com recurso a impulsos eléctricos. A ideia não é nova e já tem sido alvo de experiências, mas este domingo, foi a vez de um soldado britânico, que perdeu a visão no Iraque, experimentar a tecnologia.
O aparelho consiste numa câmara acoplada a uns óculos especiais, que emite sinais de luz para uma placa de eléctrodos introduzida na boca. Esta placa dá pequenos choques formando uma «imagem» sobre a língua.
Segundo os cientistas da Universidade de Pittsburgh, o equipamento funciona melhor com pessoas que já tiveram a visão normal. O novo aparelho poderá custar mais de 15 mil dólares, informa a BBC.
Um dos primeiros voluntários a testar o aparelho é um ex-soldado britânico que ficou cego após um ataque de granada no Iraque. Craig Lundberg, com 24 anos, consegue ler palavras, ver formas e andar graças à sua nova visão. O soldado foi o primeiro a ser escolhido pelo ministério da Defesa britânico a experimentar a tecnologia, mas a empresa já efectuou outras experiências noutros países, nomeadamente nos EUA.